Os coletores menstruais têm se tornado cada vez mais comuns para o uso feminino durante os ciclos de menstruação. No entanto, algumas mulheres que o utilizam ou pensam em aderir ao seu uso, se questionam se ele pode aumentar, causar ou interferir na incidência e intensidade de cólicas.
Caso você também tenha essa e outras dúvidas acerca do coletor menstrual. Confira o conteúdo abaixo para esclarecê-las.
O que é um coletor menstrual?
O coletor menstrual é um objeto flexível e possui formato como que de um copinho. É feito de silicone hipoalérgico e antibacteriano. Por isso, tende a ser facilmente ajustável ao corpo para realizar a coleta o sangue da menstruação.
Por ele ser maleável, é possível testar diversas dobras na hora de o inserir na vagina e, diferente do absorvente interno tradicional que fica no fundo do canal vaginal, o coletor deve ser alocado logo na entrada da vagina. Assim, ele não causará desconforto e nem vazamentos.
Para o que serve o coletor menstrual?
O coletor menstrual serve, basicamente, para coletar o sangue da menstruação de uma maneira mais confortável, segura e sustentável. Pois, além de não causar incômodo, sua troca pode ser feita em até 12 horas. Nesse período, a mulher não precisará ter nenhum contato com o seu sangue, nem mesmo ao urinar, já que o vácuo que o copinho cria no canal vaginal permite que todo o sangue fique acumulado em seu interior.
Além disso, o coletor menstrual é um produto eco-friendly e pode ser reutilizável de 5 a 10 anos dependendo da marca e da sua composição. Ele também produz menos resíduos comparado ao descarte de absorventes.
Coletor menstrual aumenta as cólicas?
Apesar de ser possível encontrar relatos online de pessoas que tenham mencionado a presença de cólicas ao usar o coletor, saiba que ele não causa de nenhuma maneira cólicas menstruais nas mulheres. Por conta de o coletor ficar na vagina, enquanto que as cólicas ocorrem no útero, fica claro que uma coisa não tem ligação com a outra. Desta maneira, o uso de coletores menstruais não interfere nem potencializa cólicas menstruais de nenhuma origem.
Por que o coletor menstrual não causa nem aumenta cólicas?
As cólicas ocorrem por conta das contrações que os músculos do útero fazem visando expelir o sangue que contém em seu interior. Como sabemos, o coletor não fica nessa região, logo, ele não teria como causar mais contrações ou aumentar a intensidade delas.
Mesmo assim, vale refletir sobre o motivo de existirem esses relatos de desconfortos durante o uso do coletor. Pois, entender o que os causa, ajudará você a evitar alguns erros que podem interferir na sua experiência com o uso do seu copinho.
Como evitar dores e incômodos ao utilizar o copinho menstrual?
Assim, existem alguns motivos que podem gerar dores leves como não posicionar o coletor corretamente, causar um vácuo excessivo ou escolher um coletor com diâmetro grande demais.
Coletor mal posicionado
Existem algumas dobras que você pode testar para verificar qual se encaixa melhor no seu canal vaginal e qual você mais se adapta. Lembre-se de que o seu coletor não deve ser inserido muito para cima ao ponto de encostar no seu colo do útero. Em vez disso, coloque-o no início do canal vaginal.
Não se preocupe com vazamentos. Quando o coletor for inserido no local onde deve ficar, ele criará um vácuo impossibilitando a passagem do fluxo sanguíneo. Por isso, não é necessário que ele seja colocando tão profundamente, pois ele é anatomicamente preparado para desempenhar o seu papel em alturas mais rasas do canal
Caso a haste do seu copinho fique para fora, não se preocupe e, caso isso lhe cause incômodos, você poderá cortá-la sem danificar o produto.
Vácuo muito forte
Quando colocar o coletor, repare se ele não irá abrir muito rápido, pois, por vezes, quando isso ocorre, pode gerar um vácuo muito forte, causando uma “sucção” no colo do útero, o que pode causar uma dorzinha similar a uma cólica. Nesse caso, basta retirar o seu copinho e inseri-lo novamente, assim, o problema será resolvido.
Diâmetro grande demais
A anatomia humana é diferente para cada pessoa. Dessa forma, é necessário que você conheça o seu copro para não errar na escolha do tamanho do diâmetro do coletor no momento da compra.
Visto que a musculatura da vagina é elástica, a maioria das mulheres se adapta à largura da maioria dos tamanhos de coletores. No entanto, essa adaptação pode ser mais rápida e facilitada com o tamanho adequado.
Assim, ao utilizar um coletor médio ou grande pode ser que você sinta o copinho pressionar a sua parede vaginal. Por isso, sugerimos, principalmente para meninas virgens ou que não tiveram filhos, que utilizem diâmetros menores. Mas isso é exceção! Em geral, o tamanho do coletor não é motivo para causar dores.
O que causam as cólicas menstruais?
A cólica menstrual é provocada quando há a liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio. O principal sintoma é dor em cólica no baixo ventre.
Assim, algumas das principais causas de cólicas menstruais são:
- Aumento na produção de prostaglandina pelo endométrio,
- Alterações patológicas no aparelho reprodutivo (endometriose, tumores pélvicos, miomas, fibromas, estenose cervical e outros).
Caso você venha a utilizar o coletor menstrual e sinta dores, a partir do momento em que identificar que não se trata do tamanho ou posicionamento errado, procure ajuda profissional. Pois, somente ele será capaz de lhe passar um diagnóstico completamente confiável.
Onde e como comprar um coletor menstrual?
Para adquirir um coletor menstrual, primeiro, você deve escolher a marca. Verifique o custo-benefício e feedbacks de mulheres que utilizam o item. Na sequência, consulte os tamanhos, cores, modelos e diâmetros fabricados, bem como a indicação da versão ideal para você segundo o fabricante.
Após, você pode comparar os valores e prazos de entrega em lojas virtuais e plataformas de vendas. Além das comprar online é possível adquirir tanto um coletor menstrual quanto os itens para a sua higienização em farmácias físicas e alguns hipermercados.
Agora que você já sabe que os coletores podem ser utilizados com segurança durante os períodos menstruais femininos por anos e sem causar ou potencializar cólicas e proporcionando muito mais conforto, não perca tempo em conhecer as opções disponíveis no mercado.
Além disso, aprenda mais sobre o assunto em nosso blog e compartilhe este artigo com as suas amigas que estão pensando em aderir ao copinho ou que sofrem muito durante a menstruação.
Estudante de medicina e futura ginecologista. Sou apaixonada por assuntos relacionados a saúde da mulher e quero compartilhar com vocês tudo que estou aprendendo e estudando.