Cólica fora do período menstrual: é normal isso acontecer?

Você já deve ter pesquisado e ouvido por aí várias teorias e diversos motivos que causam as cólicas. Mas, para responder à sua pergunta e te explicar o que pode ser ou não essa cólica fora do seu período menstrual, precisamos relembrar como é a cólica menstrual considerada normal.

De qualquer forma, já respondendo sua pergunta: saiba que essa dor pode ser ou não normal. Ela pode estar tanto ligada à menstruação, como também estar sendo causada por alguma disfunção. Tudo dependerá de alguns fatores que vou explicar agora…

Como é a cólica menstrual?

A cólica menstrual, também chamada de dismenorréia (que significa menstruação difícil), tem como principal característica a dor na parte baixa do ventre (abaixo do umbigo). Muitas vezes, essa dor chega a ser acompanhada de alguns sintomas, como¹:

  • náuseas e enjoo;
  • vômitos;
  • dores de cabeça;
  • e, mesmo de forma mais rara, tontura ou desmaio¹.

Todos esses sintomas podem iniciar algumas horas antes da menstruação ou até mesmo nas primeiras 24 horas de sangramento¹. Então, como você pode perceber, é uma dor que tem uma associação perceptível com a menstruação.

Existe uma dor fora do período de menstruação que pode ser comum, sim. Sem necessariamente indicar algo mais sério. E vamos falar sobre ela agorinha mesmo!

Cólica fora do período menstrual pode ser dor da ovulação

A dor ovulatória ocorre em meio ao ciclo menstrual (até por isso, é conhecida como “dor do meio”)². Ela acontece bem quando estamos ovulando e pode causar uma dor intensa no baixo ventre – mesmo local que ocorre a dor da cólica menstrual – durando até 72 horas².

Você pode ver que ela não acontece devido ao sangramento, mas tem associação com o ciclo menstrual.

👉 Veja como se preparar para a menstruação para saber se sua dor é de ovulação!

Porém, se você costuma calcular o seu ciclo e ao observar a dor perceba que ela não parece ser cólica menstrual nem dor de ovulação, o melhor é procurar seu/sua ginecologista, pois as causas podem ser outras, como vamos explicar abaixo!

Possíveis causas da cólica não menstrual

Para você ter informação para conversar com seu ginecologista, preparamos uma lista de possíveis causas da cólica fora do período ou das características menstruais (que te explicamos) e os sintomas de cada uma. Lembre que não é um diagnóstico, e sim informações para deixar você mais ciente das possibilidades, pois somente um médico pode passar um diagnóstico preciso!

Endometriose

A endometriose é chamada de doença da mulher moderna. Ela pode ser confundida com a cólica porque tem como um dos sintomas a dor pélvica³, além de piorar nos períodos pré-menstruais. No entanto, diferentemente da dor de origem menstrual, ela também pode persistir após o sangramento³.

A doença é uma das maiores causas da infertilidade feminina e tem um diagnóstico difícil, justamente pelos sintomas parecidos com os de outras enfermidades³. Por isso, observe e anote quando e como sente a dor. Depois, ao consultar um médico, isso pode ajudar bastante!

Dor pélvica crônica

Caracterizada por ser uma dor não menstrual e não cíclica (ou seja, que não vai e volta, em ciclos), a dor pélvica crônica é aquela que dura pelo menos seis meses. Ela é resultado de uma interação complexa de vários sistemas do nosso corpo, atrapalhando inclusive a nossa rotina4. Precisa de acompanhamento médico para o diagnóstico e tratamento correto!

O que fazer, então?

São muitas possibilidades e, além das citadas aqui, ainda há outras. Por isso, a dica é que você sempre observe seu ciclo e anote informações sobre sua dor. Parecendo estar fora das dores que são comuns ou sendo intensas demais, consulte um médico.

Ainda tem outras dúvidas em relação a menstruação? Então confira os outros conteúdos incríveis que nós já publicamos.

Referências:

  1. Diegoli MSC; Degoli CA. Dismenorreia. Rev Bras de Med. [fonte]
  2. São Bento, PA. Moreira, MC. Não há silêncio que não termine: estudo informativo sobre endometriose e seus sinais/sintomas. Revista de Enfermagem. 2014. [fonte]
  3. Barbosa, DAS. Oliveira, AM. Endometriose e seu impacto na fertilidade feminina. Revista Acadêmica do Instituto de Ciências da Saúde. 2015. [fonte]
  4. Nogueira, AA. Dos Reis, FJC. Neto, OBP. Abordagem da dor pélvica crônica em mulheres. Rev Bras Ginecol Obstet. [fonte]
  5. Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther.

Deixe um comentário