Como Contar que Menstruei? 5 Dicas de Como Contar Para sua Mãe

Mesmo que o período menstrual seja algo comum da vida de toda mulher, a verdade é que o primeiro ciclo pode ser bastante traumático para algumas meninas. Apesar de haver uma cultura de comunicação maior hoje em dia, com a naturalização desse assunto, muitas garotas ainda passam pela dúvida de: como contar que menstruei?

A boa notícia é que existem algumas formas bastante sutis de se abordar essa temática e contar que a menarca (primeira menstruação) aconteceu. Continue lendo para entender mais!

Por que contar sobre a primeira menstruação pode ser difícil?

Nem todo mundo entende o porquê de contar sobre a menarca ser tão complicado para algumas meninas. No entanto, essa é uma realidade bem comum e nem sempre tem a ver com falta de proximidade entre mãe e filha. Infelizmente, há famílias que não costumam conversar especificamente sobre esse assunto, sendo bastante abertas para outras temáticas.

Afinal, sabe-se que muitos ainda consideram a menstruação um tabu. Também há casos nos quais a família é aberta para tratar desses assuntos, mas a própria menina é tímida e não se sente à vontade para falar da sua primeira menstruação.

Contar para a mãe pode deixar a menstruação mais leve

Mesmo as mulheres adultas concordam que lidar com a menstruação não é uma coisa tão simples. Afinal, esse é um período durante o qual o corpo fica bastante sensível, é possível sentir dor e, claro, há as mudanças hormonais. Se lidar com a menstruação não é fácil para mulheres adultas, é claro que é bem mais difícil para as meninas que menstruam pela primeira vez.

Não é raro que as garotas se assustem com a menarca, ainda que a própria escola, hoje, ensine sobre esse processo em aulas de Biologia. É por causa de tudo isso que contar para a mãe pode sim fazer com que menstruar deixe de ser algo tão estranho ou até assustador.

Afinal, poder tirar as dúvidas com alguém de confiança e mais experiente é algo valioso. Uma vez que a mãe sabe que a menstruação começou, ela pode dar dicas para aliviar a cólica, explicar sobre a diferença entre os absorventes, contar sobre a sua própria experiência e muito mais.

Como contar que menstruei?

Para as meninas que nem imaginam como podem contar à sua mãe que a menstruação veio, aqui estão algumas formas de fazer isso. Inclusive, dá para abordar esse assunto sem falar claramente, o que é ótimo para as garotas mais tímidas.

1. Questione sobre a experiência dela

Muitas vezes, a menina se sente mais confortável em falar sobre a sua primeira menstruação de forma indireta. Dessa maneira, uma boa forma de introduzir o assunto é questionando a mãe sobre a sua experiência com a menarca.

Perguntas como “Mãe, com quantos anos sua primeira menstruação veio?” ou “Mãe, como foi quando você menstruou pela primeira vez?” são muito úteis para começar a falar sobre esse assunto. Em muitos casos, a mãe já imaginará que a filha está perguntando essas coisas porque, provavelmente, ela mesma já menstruou. Portanto, se a mãe perguntar isso diretamente à menina, é importante que se responda “sim”.

2. Perguntar sobre marcas de absorvente

Outra forma de começar a falar sobre a menstruação com a mãe é perguntar especificamente sobre marcas de absorvente. Se a mãe ainda menstrua, é só perguntar “Mãe, qual sua marca preferida de absorvente?”. Se é uma mãe mais velha, que já está na menopausa, basta perguntar qual marca ela usava antes.

Sem dúvida, esse tipo de pergunta vai sinalizar à mãe que a menina está menstruando ou que isso aconteceu recentemente. Inclusive, esse é um bom momento para questionar a mãe sobre a possibilidade de absorvente interno ou de soluções modernas, como o coletor.

3. Ser direta

Há meninas que ficam bem nervosas com a possibilidade de falar sobre a sua menstruação com a mãe e, em alguns casos, o melhor é ser direta. Pode ser benéfico dizer à mãe que precisa conversar e logo dizer “Mãe, queria contar que minha primeira menstruação desceu”. Geralmente, a mãe tende a ficar feliz pelo fato de a filha ter compartilhado com ela esse acontecimento tão marcante.

4. Usar um bilhete ou mensagem de WhatsApp

Se for difícil demais expressar verbalmente que a primeira menstruação veio, uma boa saída é mandar um bilhete para a mãe, dizendo que a menarca finalmente aconteceu e que se estava com vergonha de falar pessoalmente. Uma boa sugestão é fazer um bilhete carinhoso, colorido e que demonstre que se gastou um tempo pensando na sua escrita.

Para quem prefere a tecnologia, uma boa saída é usar mensagem de WhatsApp. Aliás, essa é uma solução excelente para quando a menina não mora com a mãe ou elas estão em lugares diferentes, por algum motivo.

5. Iniciar falando que uma amiga menstruou

É comum que as pessoas queiram primeiro “sentir” qual será a reação da mãe ao que for contado e isso inclui a primeira menstruação. Sendo assim, uma boa ideia é falar que uma amiga teve a sua menarca e que ela estava com vergonha de contar para a sua mãe.

Geralmente, a mãe vai dizer que não é preciso ter vergonha e que contar sobre a primeira menstruação é importante, já que se trata de um acontecimento na vida da mulher. Na realidade, quase todas as mães que ouvem que a história aconteceu com uma amiga percebem de cara que é só um pretexto. Por isso, elas mesmas acabam perguntando à filha se ela já menstruou e, nesse momento, é só dizer “sim”.

É interessante conversar com a mãe em um momento calmo

Para quem decidir conversar com a sua mãe pessoalmente, uma boa dica é que se escolha um momento calmo. Seja para falar de forma indireta, seja para contar claramente que a menstruação veio, é importante que ela não esteja com pressa. Assim, será possível entrar de forma mais detalhada no assunto e dar tempo à mãe de entender que se trata de um pretexto para falar de algo pessoal.

Considerando que cada família tem a sua própria rotina, recomenda-se que a menina escolha um momento no qual ela saiba que a mãe não tem um compromisso. Dessa forma, dará para conversar sobre a menstruação sem distrações.

Provavelmente, a mãe vai querer fazer perguntas

Algo que pode fazer com que algumas meninas resistam a contar sobre a menarca são as prováveis perguntas. Contudo, é natural que a mãe queira saber mais sobre o que a menina está sentindo, se ela já teve alguma intimidade com alguém e coisas dessa natureza. Aliás, é comum que as mães logo informem às meninas que, a partir da menstruação, existe a possibilidade real de uma gravidez.

Por mais que isso seja considerado constrangedor para algumas garotas, não deixa de ser uma conversa importante. Desse modo, a menina que conta para a sua mãe sobre a primeira menstruação precisa estar preparada para responder a algumas perguntas comuns. Inclusive, vale a pena ter em mente que se trata do interesse da mãe em garantir a saúde da filha.

Quanto mais se demora para contar, mais situações constrangedoras podem ocorrer

A verdade é que muitas meninas acabam passando por situações bem constrangedoras pelo fato de não contarem à sua mãe sobre a menstruação. Uma delas é o fato de ficar escondendo absorventes, fazendo o possível para que a mãe não veja as embalagens no cesto de lixo. Também existem garotas que acabam tentando esconder o fato de estarem com cólica e isso é muito desgastante.

Por isso, o recomendado é que se conte o mais rápido possível para a mãe que a menarca já aconteceu. Inclusive, há muitas garotas que se sentem mais “livres” quando contam, finalmente, que a sua menstruação desceu, além de não ser preciso mais tentar esconder esse período todo mês.

Não precisa ser a mãe biológica

É importante deixar claro que nem sempre a menina tem uma ligação próxima com a mãe biológica. Sendo assim, é válido que ela conte àquela pessoa que tem esse papel em sua vida: pode ser uma irmã mais velha, pode ser uma tia, pode ser a avó, etc. O que vale é que essa menina consiga dizer à pessoa mais próxima e receba a instrução necessária, até mesmo para a proteção da sua própria saúde.

Para ressaltar: não é preciso ter vergonha da menstruação

Independentemente de qualquer coisa, é fundamental que toda menina tenha consciência de que não é preciso ter vergonha da sua menstruação. Afinal, toda garota vive esse momento. O processo menstrual faz parte da natureza da mulher, significando apenas que o seu sistema reprodutor é saudável e está se desenvolvendo. Por isso, meninas que têm excessivo constrangimento com relação a isso devem trabalhar essa questão emocional.

E você? Já contou para a sua mãe sobre a sua primeira menstruação? Tem alguma outra dica para contar sobre isso? Deixe a sua experiência ou a sua dica nos comentários!

Deixe um comentário