Como Tomar Anticoncepcional? Guia Para Uso Eficaz

Existem vários tipos de anticoncepcionais, e cada um funciona de um jeito. Esse guia vai te dar todas as informações necessárias sobre como tomar anticoncepcional de maneira correta e eficaz. Sabemos que pode parecer complicado no começo, mas com essas dicas descomplicadas, você vai tirar de letra!

De acordo com a marca que o ginecologista escolheu para você, varia, entre outras coisas, o número de compridos a serem tomados. Existem 3 tipos de cartelas anticoncepcionais: as de 21 comprimidos + 7 dias de pausa, as de 24 comprimidos + 4 dias de pausa, e os anticoncepcionais contínuos. Aprenda sobre como tomar anticoncepcional!

Tomando as rédeas da sua saúde reprodutiva

O anticoncepcional é um método seguro e confiável para prevenir a gravidez. Existem diversos tipos disponíveis, cada um com características e posologia (modo de usar) específicas.

Tipos de anticoncepcionais orais

Antes de entrarmos nos detalhes de como tomar anticoncepcional, vamos conhecer os dois tipos principais:

  • Anticoncepcional combinado: Possui dois hormônios sintéticos semelhantes aos produzidos pelos ovários, o estrogênio e o progestogênio. Eles agem inibindo a ovulação e tornando o muco cervical mais espesso, dificultando a entrada dos espermatozóides.
  • Anticoncepcional de progestogênio isolado (pílula mini): Contém apenas o hormônio progestogênio. É ideal para mulheres que não podem usar estrogênio, como fumantes acima de 35 anos. Seu efeito contraceptivo baseia-se principalmente no aumento da espessura do muco cervical.

Como começar a tomar a pílula?

Depois de ter consultado seu médico ginecologista, você pode começar a tomar a pílula que ele receitou. A recomendação é tomar o 1º comprido da cartela no 1º dia da menstruação. Escolha o horário que for mais conveniente e tome a pílula sempre nessa mesma hora do dia. Também existe a possibilidade de tomar entre o primeiro e quinto dia do ciclo menstrual, oferece proteção imediata, desde que a relação sexual ocorra após sete dias do início do uso.

Para não esquecer, a dica é escolher um horário estratégico, por exemplo, antes do almoço ou antes do jantar. Assim a pílula se tornará parte da rotina e dificilmente você vai esquecer algum comprido.

Anticoncepcionais de 21 comprimidos:

Durante 21 dias, tome um comprimido por dia e respeite o horário que você escolheu. Se precisar tomar a pílula um pouco antes ou depois, não tem problema. Só tente manter uma rotina, assim, você evita o esquecimento e ainda garante a eficácia do anticoncepcional.

Caso aconteça de você esquecer, o tome assim que lembrar. Se isso acontecer só no outro dia, quando já for hora da próxima, tome 2 pílulas ao mesmo tempo. O mesmo vale para caso você esqueça do anticoncepcional por 3 dias consecutivos (tome as 2 pílulas esquecidas + a pílula do terceiro dia). Vale ressaltar que esse esquecimento põe em risco a eficácia do anticoncepcional.

Quando os 21 comprimidos acabarem, você deve iniciar a pausa de 7 dias. Depois desses 7 dias você pode iniciar uma nova cartela. Em algumas marcas, a cartela vem com os 21 compridos ativos + 7 comprimidos inertes. Os comprimidos inertes não possuem hormônios, apenas servem para que você se organize durante a pausa. Se você preferir não tomar os compridos inertes, não tem problema.

Anticoncepcionais de 24 comprimidos:

Durante 24 dias, tome um comprimido por dia, sempre respeitando o horário escolhido. Aqui, valem as mesmas orientações que já citamos lá em cima: caso esqueça a pílula, a tome assim que lembrar. Caso você só lembre no outro dia, quando já for hora de tomar a próxima, compense tomando a pílula esquecida + a pílula do dia.

Quando os 24 comprimidos acabarem, inicie a pausa de 4 dias. Depois desses 4 dias, comece uma nova cartela. Em algumas marcas, a cartela possui os 24 comprimidos ativos + 4 comprimidos inertes, que servem apenas para você se guiar durante a pausa e não perder a conta. Se preferir, pode não tomá-los.

Anticoncepcionais contínuos:

Os anticoncepcionais contínuos são compostos por 28 pílulas ativas que devem ser tomadas diariamente, sem pausa para a menstruação ou com pausas a cada 3 meses, como você preferir. Quando uma cartela terminar, emende a próxima e só pare quando sentir necessidade. E, diferentemente das outras cartelas, não é possível compensar as pílulas esquecidas.

Efeitos colaterais do anticoncepcional

É comum sentir alguns efeitos colaterais leves no início do uso, como náusea, inchaço abdominal, sensibilidade mamária e alterações no humor. Geralmente, esses sintomas desaparecem após algumas semanas. Caso sejam persistentes ou incomode muito, converse com o seu médico para avaliar a possibilidade de trocar de pílula.

Anticoncepcional e relações sexuais

Você pode ter relações sexuais sem risco de gravidez desde o primeiro comprimido se iniciar o uso do anticoncepcional combinado no primeiro dia do ciclo menstrual. Caso comece em outro período, é necessário aguardar sete dias para a proteção estar completa.

Para o anticoncepcional de progestogênio isolado, a eficácia contraceptiva depende da constância do uso. É fundamental tomar o comprimido todos os dias, no mesmo horário, sem atrasos superiores a três horas.

Interações medicamentosas

Alguns medicamentos podem interferir na eficácia do anticoncepcional. Informe sempre ao seu médico sobre todos os remédios que você toma, incluindo fitoterápicos e suplementos alimentares.

Consultas de rotina com o ginecologista

Mesmo tomando anticoncepcional corretamente, é essencial manter consultas ginecológicas regulares. O médico irá avaliar a sua saúde geral, verificar a eficácia do anticoncepcional e esclarecer eventuais dúvidas.

Conseguiu entender melhor sobre como tomar anticoncepcional da forma correta?

Tomar anticoncepcional é uma decisão pessoal e deve ser discutida com o seu médico. Saber como tomar anticoncepcional e com supervisionamento médico, é um método seguro e eficaz para prevenir a gravidez e trazer diversos benefícios para a saúde da mulher.

Deixe um comentário