Dobras para coletor menstrual

A utilização do coletor menstrual ainda gera uma série de questionamentos dentro do universo feminino, isso porque, ele é uma alternativa ao uso de absorventes descartáveis, os quais foram usados por muito tempo pela maioria das mulheres.

Um estudo realizado no ano de 2019, apontou que grande parte do sexo feminino migra para o coletor menstrual por já ter vivido diversos episódios de insatisfação com o absorvente comum, sejam eles relacionados a alergia, vazamentos e outros problemas de higiene.¹

Esse mesmo estudo mostra que a maioria das mulheres em fase de adaptação ao uso do coletor tem muitas dúvidas em relação às dobras que são possíveis de se realizar, ou seja, as facilitadoras na hora de inserir o coletor no canal vaginal.

Por esse motivo, para sanar de uma vez por todas as questões que permeiam o assunto, preparamos uma lista com as principais dobras para coletor menstrual. Vem aprender com a gente! 🙂

Os tipos de dobras para coletor menstrual

O coletor menstrual é um item para a higiene íntima da mulher feito de silicone, no formato de cone. Muito diferente dos absorventes comuns, ele possui a função de coletar a menstruação diretamente no canal vaginal, e além disso, é reutilizável, podendo durar até dez anos, se bem cuidado.²

Para que o coletor menstrual seja colocado com mais facilidade, é necessário que ele seja dobrado para se posicionar corretamente na vagina. Existem algumas formas para simplificar esse processo, no entanto, é importante destacar que a dobra é algo muito pessoal de cada mulher, ou seja, não há uma dobra considerada ideal.

Vamos conhecer as principais? 😉

Dobra em C

Dobre C

Esse é o tipo mais conhecido das dobras para coletor menstrual, além de ser a mais simples de se fazer. Basta dobrar o coletor ao meio em formato de letra C.

Dobra em E

Dobra em E

Essa dobra é bem semelhante a dobra em C, a única diferença é que você fará uma dobra a mais, representando assim a letra E.

Dobra em S

Dobra em S

Outra dobra bem simples, consiste na formação da letra S com o coletor. Para fazê-la, basta realizar o contrário da dobra em C.

Dobra em caracol

Dobra em caracol

Para fazer essa dobra, basta apertar o coletor e enrolá-lo para dentro. Esse tipo de dobra vai diminuir o tamanho dele consideravelmente.

Dobra em 7

Dobra em 7

Para essa dobra é necessário juntar a extremidade superior com a inferior do lado, formando assim, o número 7.

Dobra em 7 duplo

Dobra em 7 duplo

Essa dobra também é conhecida como dobra tulipa e para fazê-la você irá repetir a dobra 7, porém realizará dos dois lados, de maneira simétrica.

Dobra diamante

Dobra diamante

Apesar de ser uma dobra bem popular, é uma das mais difíceis de serem feitas. Para realizá-la o coletor terá de ser colocado na sua frente, na posição vertical. Você deverá puxar uma parte do bocal em sua direção e dobrar as laterais, formando um diamante.

Dobra meio diamante

Dobra meio diamante

Essa dobra reduzirá ainda mais o tamanho do coletor. Para que isso aconteça, basta repetir o último passo que você realizou na dobra diamante.

Dobra Origami

Dobra Origami

Esse tipo de dobra é bem conhecido. Para realizá-la basta empurrar a borda no centro do coletor, até que ela atinja a dobra oposta, após isso, dobre as sobras uma por cima da outra.

Dobra Lábia

Dobra Lábia

Para fazer essa dobra, você deverá usar os dedos como se fosse uma pinça e apertar o coletor de modo que um pedaço da borda fique para fora. Após isso, é necessário envolver esse pedaço e fechá-lo.

Essas dobras são apenas algumas das muitas maneiras que você pode optar para utilizar o seu coletor menstrual. É importante ressaltar que você deve usar aquela que atenda as necessidades do seu corpo.

Como escolher a dobra ideal para você?

Agora que você já conhece um pouco sobre o universo das dobras para coletor, deve estar se perguntando como escolher a dobra ideal para você, não é mesmo?

Antes de tudo, para saber qual a melhor dobra para o seu coletor, é fundamental que você tenha conhecimento a respeito do seu corpo e fluxo menstrual. São os tabus sobre o autoconhecimento e menstruação que trazem a dificuldade em se adaptar ao uso do coletor. ²

Quando a mulher passa a praticar a chamada “percepção corporal”, ela obtém uma maior compreensão do próprio corpo e por meio disso, fica muito mais fácil explorar a região íntima e saber quais são as necessidades dela. ¹

Sendo assim, a melhor maneira de saber a dobra ideal para você é experimentando cada uma delas. Somente explorando você vai conseguir se encontrar nesse caminho que parece até complicado, mas não é.

Algumas dobras podem auxiliar na colocação do coletor, ou na retirada. Muitas vezes podem até facilitar nos dois processos. Por esse motivo, é importante que você teste e decida qual melhor se adapta ao seu corpo.

É muito importante também testar as posições, pois às vezes somente a dobra não será suficiente para uma introdução mais simples do coletor. Pode ser necessário a junção das duas coisas. 😉

Outras dicas importantes que estão além das dobras do coletor

As dobras para o coletor são fundamentais para que você consiga colocar e retirar o coletor de maneira mais simplificada, no entanto, outras dicas importantes podem ajudar:

  • Higienize bem as mãos antes de usar o coletor;
  • Insira o coletor na direção do ânus e nunca para cima;
  • Esteja sempre relaxada antes de colocar e retirar o coletor;
  • Nunca ultrapasse o tempo de uso, evitando que ele transborde;
  • Limpe o coletor apenas com água e sabão neutro;
  • Entre um ciclo e outro sempre esterilize o coletor;
  • Armazene o coletor em ambiente seco.

O uso do coletor menstrual garante mais praticidade e higiene, mas para isso, é necessário seguir as dicas acima e nunca se esquecer de que cada mulher se adequa a uma posição e dobra diferente.

O nosso corpo é único e o conhecimento sobre ele é fundamental. 🙂

Tirou todas as suas dúvidas sobre as dobras para coletor menstrual? Não esqueça de comentar aqui embaixo.


Referências

  1. WONS, Letícia. “Introduzindo o primeiro produto menstrual que não absorve nada”: “Coletores menstruais e transformações nas ordens prático-simbólicas da mesntruação.”. 2019 [Internet] [Disponível em: [https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32194/1/Leticia%20Wons%20-%20Dissertacao%20Coletores%20Menstruais.pdf]
  2. REGIS, Suzana; VALE, Aline; SANTOS, Nataly. “Desafios e motivações para o uso de coletores menstruais entre o público feminino.” 2021 [Internet] [Disponível em: [http://engemausp.submissao.com.br/23/anais/arquivos/597.pdf?v=1658183556]

Deixe um comentário