Como higienizar coletor menstrual

A menstruação trata-se de um processo natural e fisiológico do corpo feminino, no qual se tem a certeza da saúde reprodutiva. ¹

Durante esse período, as mulheres recorrem às mais diversas formas de higiene para conter o fluxo menstrual, sem prejudicar o seu dia-a-dia com desconfortos, vazamentos e alergias¹.

Neste contexto, o coletor menstrual, também chamado de copo menstrual, tem se tornado uma alternativa pelo valor acessível, segurança e eficácia no decorrer do ciclo.

No entanto, quando falamos em itens reutilizáveis é bem comum que as pessoas tenham algum tipo de receio em relação à limpeza do produto, ou seja, bate aquela incerteza a respeito de como higienizar coletor menstrual de forma correta ou até mesmo se o trabalho será dobrado para mantê-lo limpo.

Para acabar com esse questionamento que permeia o assunto, neste conteúdo vamos falar como higienizar o coletor menstrual e mostrar que essa é uma tarefa muito mais simples do que parece. Acompanhe!

Como fazer a higienização correta do coletor menstrual?

Os coletores menstruais, em sua maioria, são fabricados com silicone medicinal, isto é, um material inerte e de higienização simples e rápida.

Os fabricantes e distribuidores afirmam que a vida útil de um copo menstrual pode variar entre cinco e dez anos, desde que seja bem cuidado. Por esta razão, é fundamental que se tenha clareza sobre a maneira correta de fazer a higienização do coletor¹.

A seguir, explicaremos de forma detalhada como higienizar o coletor menstrual, promovendo não apenas a limpeza do produto, mas implicando diretamente na sua durabilidade. Vamos as recomendações:

Primeiro uso

Como mencionamos, os coletores menstruais normalmente são feitos de silicone, o que influencia no processo de higienização, tornando-o mais simples.

Ao receber o copo menstrual, deve-se higienizá-lo antes de seu primeiro uso e este procedimento pode ser feito no fogão ou no micro-ondas:

  • no fogão: aqui, é necessário ferver o copo por alguns minutos em uma louça ágata,isso porque as panelas podem liberar metais no produto, ficando de olho no tempo que indica o fabricante. Ao fim da fervura, o coletor deve ser retirado e limpo com água e sabão neutro;
  • no micro-ondas: em um recipiente de vidro, próprio para o uso em micro-ondas, o coletor deve ser coberto com água. Seguindo as instruções de tempo do fabricante, ele será retirado e lavado também com água e sabão neutro.

Durante o ciclo menstrual

Diferentemente do primeiro uso, durante o ciclo menstrual não há necessidade de ferver o coletor. Isso significa que, entre uma troca e outra é preciso apenas higienizar o copo com água e sabão neutro.

É importante lavar bem as mãos, retirar o coletor, lavá-lo com água corrente e inseri-lo novamente. É recomendado que a higienização seja realizada com água fria para não correr o risco de manchar o copinho.

Vale lembrar que, o uso do coletor menstrual não deve ultrapassar 12h e as mulheres com o fluxo mais intenso precisam esvaziá-lo em intervalos menores.²

Além das recomendações acima, o copo também pode precisar de outros tipos de manutenção como:

  • limpeza nos furinhos: os quatro furinhos localizados na base do coletor menstrual possuem a função de gerar vácuo para evitar possíveis vazamentos. Ao limpar o copo, é fundamental se certificar se estes furinhos não ficaram com nenhum tipo de resíduo menstrual e caso sim, é necessário utilizar água corrente e sabão neutro para removê-los. Uma dica é encher o coletor com água, colocar a palma da sua mão sobre ele e virá-lo de cabeça para baixo, pressionando a base para que a água saia pelos furos. Desta forma, ele será higienizado automaticamente. Também é possível utilizar uma escova de dentes exclusiva para este fim;
  • remoção de manchas: em casos aos quais o coletor pareça manchado ou com uma coloração diferente da original, ele deve ficar de molho em suco de limão diluído em água. Este processo ajuda na remoção de manchas e também retira odores desagradáveis. Além disso, pode-se usar algodão e água oxigenada 10 volumes.

Nunca utilize desinfetantes, detergentes, vinagre ou álcool, pois estes produtos podem danificar o material e ainda aumentar o risco de irritações.

Higienização fora de casa

O coletor menstrual costuma possuir uma capacidade muito acima dos demais absorventes descartáveis internos e externos. Por esta razão, é provável que não seja necessário esvaziá-lo em banheiros públicos.

No entanto, caso o tempo fora de casa seja muito grande, é recomendado que, assim como nas demais indicações, as mãos estejam bem lavadas e o copo seja higienizado por intermédio de uma garrafa de água limpa ou até mesmo papel higiênico e lenços umedecidos sem perfume.

A higienização fora de casa não substitui a limpeza que deve ser feita normalmente, por isso, ao retomar, é importante lavar o copinho com água e sabão neutro.

Higienização em viagens

O coletor menstrual é uma excelente opção para viagens, isso porque, além de ocupar pouco espaço na mala, ainda pode ser utilizado por até 12 horas sem a preocupação de estragar o passeio.

Vale ressaltar que, algumas mulheres precisam trocá-lo em um intervalo menor de tempo, devido a quantidade de fluxo.

Assim como foi recomendado na higienização fora de casa, se você tiver acesso a um ambiente particular no qual possa fazer a limpeza completa, melhor ainda. Do contrário, mantém-se a indicação de utilizar lenços e papéis como medida urgente, apenas para não reutilizá-lo sujo.

Depois do ciclo

Ao final do ciclo menstrual, é preciso esterilizar o coletor da mesma maneira que foi realizada a higienização antes do primeiro uso.

Para isso, é necessário repetir o processo no fogão ou micro-ondas e após isso, higienizar os furinhos e remover manchas com água e sabão. Nunca utilize objetos pontiagudos, pois eles podem danificar o produto.

Depois da limpeza concluída, o copo deve ser bem seco e guardado em locais arejados, isto é, não é recomendado que o coletor seja armazenado em ambientes abafados e úmidos. ²

Viu como é fácil higienizar o coletor menstrual?

Agora que você chegou ao fim do conteúdo, deve ter notado que é bem fácil higienizar o coletor menstrual, não é mesmo? Com alguns cuidados, além de proteger o seu ciclo menstrual, proporcionando conforto e te deixando livre de vazamentos, ele ainda terá uma vida útil bem maior, evitando trocas desnecessárias.

Se você conhece alguma outra forma de higienização ou ficou com dúvidas em alguma parte da nossa explicação, comente aqui.

Não se esqueça de enviar o conteúdo para todas as mulheres que ainda possuem receio da limpeza do copinho.

Até a próxima!

 


 

Referências

  1. iSaúde Bahia “Você usaria coletor menstrual?”. [fonte]
  2. NEVES, Jaqueline; LISBOA, Amanda; VIEIRAS, Amanda; RIBEIRO, Cristina; MELO, Fernanda; RODRIGUES, Flora; ZANOTELLI, Letícia: “Coletores menstruais: uma visão narrativa” 2022 [Internet]. [fonte]

Deixe um comentário