InCiclo ou Fleurity. Qual o melhor coletor menstrual?

Os temas associados à intimidade feminina, bem como os produtos direcionados aos cuidados pessoais das mulheres, são pouco explorados. Isso porque, estão ligados diretamente com os “tabus” da sociedade¹. O coletor menstrual é um deles que, apesar de já ser bem conhecido pelo público feminino, ainda provoca diversos questionamentos.

O copinho, como é popularmente conhecido, está disponível no mercado por meio de diversas marcas e, por essa razão, pode ser difícil escolher qual é o melhor, não é mesmo?

Neste conteúdo, vamos abordar as particularidades de duas marcas bem conhecidas: InCiclo ou Fleurity, destacando seus pontos fortes e fracos, te auxiliando na escolha do coletor menstrual ideal para as suas necessidades, afinal, cada mulher tem um corpo diferente e nem tudo que se adapta, é bom para a outra.

Se você está procurando o copinho perfeito fique com a gente para saber: InCiclo ou Fleurity, qual o melhor?

O que é o coletor menstrual e por que usá-lo?

Antes de partirmos para a comparação entre InCiclo e Fleurity, vamos falar resumidamente sobre o que é o coletor menstrual e por que usá-lo. Acompanhe!

O coletor menstrual trata-se de um objeto que, na maioria das vezes, é produzido em silicone, com formato de taça, e tem como finalidade a inserção no canal vaginal para o recolhimento do fluxo da menstruação. O papel dele é coletar o sangue uterino ao invés de absorvê-lo, como fazem os demais tipos de absorventes².

Ao usar o coletor menstrual, é possível acompanhar de forma mais precisa a intensidade do fluxo, cor do sangramento e quaisquer outros tipos de alterações que podem ocorrer. Uma outra vantagem é que ele não interfere na umidade, na flora vaginal ou no pH, uma vez que os absorventes internos possuem esse problema.

Além disso, optar pelo coletor ainda ajuda no controle de gastos, ou seja, é muito mais econômico gastar uma única vez em um item que, sem bem cuidado, pode durar até 10 anos, sem a necessidade de troca. Isso é um dos motivos principais para escolher o copo ao invés de outras opções do mercado.

No entanto, como já mencionamos, existem muitas marcas e tipos diferentes de coletores disponíveis para a compra e, por isso, vamos avaliar duas marcas muito populares. Continue com a gente!

Sobre o coletor menstrual InCiclo

A InCiclo é uma marca brasileira e foi a primeira a produzir coletor menstrual no país. Uma característica dela é que todos os seus copinhos são incolores e possuem marcação de volume para um melhor acompanhamento do fluxo de sangue.

Todos os coletores InCiclo são feitos de silicone hipoalergênico, livre de substâncias como látex, gel, cola, bisfenol, dioxina e perfume e tem como promessa a de coletar o fluxo menstrual por até 12 horas, sem causar vazamentos, nem incômodos. Entretanto, para as mulheres com fluxos mais intensos, a higienização pode ser feita em intervalos menores.

Além disso, o coletor menstrual InCiclo não resseca a vagina e nem causa odores desagradáveis, diminuindo assim, as possíveis infecções, auxiliando as pessoas que possuem alergias aos absorventes descartáveis.

A marca trabalha com 3 tipos de tamanho de coletor, sendo o modelo A indicado para mulheres com 30 anos ou mais, modelo B para mulheres de 20 a 29 anos e o modelo Teen voltado ao público jovem de até 19 anos.

Sobre o coletor menstrual Fleurity

A Fleurity é uma das mais populares marcas de coletores menstruais e todos os copinhos feitos por ela são de silicone hipoalergênico, ou seja, não causam nenhum tipo de alergia ou infecção.

Reutilizável, confortável e sem vazamentos, o coletor menstrual Fleurity é considerado um dos mais vendidos e recomendados pelos ginecologistas, segundo o próprio site da marca.

Diferentemente da InCiclo, a Fleurity produz copos menstruais de diversas cores e, para quem gosta de coisas coloridas, esse é um diferencial e tanto. Além disso, são super flexíveis e mais “molinhos” que as demais marcas, o que pode ser bom para algumas mulheres e ruins para outras. Tudo depende do fluxo menstrual.

Em relação aos tamanhos, a marca trabalha com 3: o tipo 1 que é indicado para mulheres acima de 30 anos ou que já tenham filhos, o tipo 2 que é recomendado para as mulheres com menos de 30 anos e sem filhos e o Mini que é indicado para mulheres com históricos de ressecamento vaginal, período pós parto, amamentação, virgens e adolescentes.

Comparação: InCiclo ou Fleurity?

Agora que já falamos sobre as marcas de forma isolada, faremos um comparativo entre elas. Vamos lá?

A principal diferença entre a InCiclo e a Fleurity é no que diz respeito ao seu material. A InCiclo possui um material mais liso, enquanto a Fleurity tem um material mais emborrachado.

Por esta razão, o coletor InCiclo pode ser mais fácil de dobrar e colocar e ainda faz com que o formato original retorne mais rápido após a inserção no canal vaginal. Entretanto, por ter essa “suavidade” pode haver maior dificuldade para retirá-lo, uma vez que, sendo liso também é mais escorregadio.

Já o coletor da Fleurity possui um material mais maleável, facilitando a colocação, auxiliando as pessoas que estão aprendendo a utilizá-lo, porém pode demorar um pouco mais a recuperar o formato dentro do corpo feminino.

No entanto, retirar o coletor da Fleurity tende a ser mais fácil do que o da InCiclo, isso porque, como mencionamos, o seu material é mais “grosso” o que ajuda “e muito” nessa parte.

Sobre a haste dos coletores, a InCiclo possui um cabo menor, enquanto a Fleurity dispõe de um mais achatado. Para quem não tem nenhuma experiência sobre como colocar o coletor menstrual, o da Fleurity pode ser mais fácil neste quesito, pois dá maior segurança na inserção.

Outro detalhe que chama a atenção é sobre as cores dos modelos, como falamos anteriormente, a InCiclo trabalha com um tipo único incolor, enquanto a Fleurity tem uma variedade de tonalidades.

Para resumir, o maior comparativo entre as marcas é que o coletor da InCiclo pode ser mais fácil de colocar, já o da Fleurity, mais fácil de tirar. Contudo, em relação às promessas de conforto, anti vazamento e nenhum tipo de odor, as duas marcas dispõem.

Afinal, InCiclo ou Fleurity qual é o melhor?

Ao fim deste conteúdo, podemos concluir que, em relação a qualidade, segurança, material, economia financeira e danos ambientais, os dois cumprem com os requisitos.

Entretanto, para aderir um ou outro é necessário testar qual dos dois se adapta melhor às suas necessidades, uma vez que, ter um material mais liso pode ser mais benéfico a uma mulher, como ter um mais emborrachado pode ser melhor para a outra.

Além disso, em relação ao modelo ter ou não cores, ou marcação de volume, são detalhes que têm mais a ver com gosto do que com a funcionalidade em si. Por esta razão, os dois podem ser adquiridos sem medo.

Em geral, caso tenha a oportunidade, indicamos que realize o teste com os dois, para ver qual deles se adapta melhor ao seu corpo. Caso já tenha experimentado, deixa aqui o seu comentário, pois ele pode ser muito benéfico e decisivo para outras mulheres. Até a próxima!

 


Referências

  1. WONS, Letícia. “Introduzindo o primeiro produto menstrual que não absorve nada”: “Coletores menstruais e transformações nas ordens prático-simbólicas da mesnstruação.”. 2019 [fonte]
  2. ZANOLA, Fernanda; FERREIRA, Ana; VIEIRA, Lucas; LEME, Paulo. “Por dentro do copinho: um estudo sobre o consumo de coletores menstruais.” 2019. [fonte]

Deixe um comentário