O Coletor Menstrual tem sido um grande aliado das mulheres que querem maior liberdade e praticidade nos seus períodos de menstruação.
Afinal, quem não está cansado de ter de ficar trocando de absorvente várias vezes e de ser impedida de fazer diversas atividades, como nadar enquanto está “naqueles dias”?
O Coletor Menstrual tem a missão de dar às mulheres muito mais liberdade para continuar se divertindo nos períodos da sua menstruação, mas há aquelas que têm dificuldade para se acostumar com ele.
Sumário
Infelizmente, algumas mulheres reclamam que não conseguem usar o coletor da forma adequada, em especial devido a vazamentos.
O que diversas dessas mulheres não sabem é que se pode acabar com os vazamentos do Coletor Menstrual apenas com alguns cuidados específicos.
Se você também tem dificuldades para usar o Coletor Menstrual e quer saber como impedir os vazamentos, siga lendo este artigo!
Entendendo o funcionamento do Coletor Menstrual
Antes de falar dos vazamentos, vale a pena explicar um pouco sobre o que o Coletor Menstrual faz. Primeiramente, ele tem o formato de um copinho e é bastante maleável, sendo confeccionado, normalmente, em silicone.
A ideia é que o coletor seja um recipiente no qual o sangue menstrual fique até ser descartado pela mulher. Sendo assim, o sangue sai do útero e chega diretamente ao coletor, onde fica por uma quantidade variada de horas.
Depois, é só a mulher retirar esse coletor, descartar o sangue e fazer a sua limpeza. Se ela tiver outro coletor, pode colocá-lo enquanto faz uma higienização mais profunda daquele que foi retirado. (Veja como higienizar o coletor)
Uma vez que o Coletor Menstrual é inserido adequadamente, ele não vaza e essa certeza proporciona à mulher muita liberdade quando o está usando.
Além disso, com o coletor, a mulher também não precisa se preocupar com eventuais manchas na sua roupa: desde que ele esteja em boas condições e bem colocado, é possível usar até biquíni!
Por que ele vaza?
Primeiramente, o Coletor Menstrual não foi criado para vazar, ou seja, o vazamento indica que algo no produto ou no seu uso não está correto.
Saber disso é importante para as mulheres que acabam desistindo do coletor por causa de episódios de vazamento. A seguir, algumas das razões mais comuns para esse problema:
1. Não foi criado vácuo
Sem dúvida, essa é a principal explicação quando se trata de vazamentos do Coletor Menstrual: a falta de vácuo.
Uma vez que o coletor é inserido da mulher, é preciso que se forme um vácuo e é por isso que ele tem uma borda específica e é feito de silicone.
É muito importante que a mulher coloque esse coletor da forma indicada pelo fabricante e que ela teste se o vácuo foi criado. Para esse teste, é só tentar puxar um pouco esse coletor: se houver resistência para ele sair, confirma-se que o vácuo foi criado.
Se, nesse teste, o Coletor Menstrual sair facilmente ou sair um pouco de sangue, não se formou vácuo e, por isso, o sangue continuará passando, podendo ocorrer vazamentos.
2. Ele ficou “meio fechado” depois de inserido
Quando a mulher insere o coletor, ela tem de dobrá-lo um pouco para que o seu tamanho diminua e ele possa ser acomodado.
Contudo, quando o Coletor Menstrual já está dentro da vagina, ele precisa se abrir: dessa forma, ele irá enchendo aos poucos, até que a capacidade seja alcançada.
No entanto, dependendo da forma como a mulher insere esse coletor, ele continua dobrado mesmo dentro da vagina. É a mesma coisa de se usar um absorvente externo dobrado: ele não terá toda a sua capacidade de absorção.
3. O tamanho não é o ideal para seu ciclo
Há vários tamanhos diferentes de Coletor Menstrual e é preciso que eles sejam escolhidos de acordo com a intensidade do fluxo.
Geralmente, quando o fluxo é muito intenso, é necessário que se use o coletor maior. Além disso, existe um coletor mediano que é indicado para aquelas mulheres que têm um ciclo moderado. Já aquelas que têm um fluxo mais leve podem usar o Coletor Menstrual menor.
Uma das razões para que haja vazamento do coletor é que a intensidade do fluxo e seu tamanho não combinam, ou seja, o tamanho está errado.
Diferente do que as novatas no uso do coletor imaginam, ele não tem um tamanho único e é indispensável conhecer o seu próprio fluxo.
4. Ele está cheio demais
Não são raros os casos em que as mulheres, devido a todos os compromissos do dia, acabam se esquecendo de esvaziar o coletor no prazo indicado.
Sem dúvida, isso faz com que haja um risco bem grande de vazamentos, em especial se o ciclo está muito intenso.
Os coletores têm prazos diferentes para serem esvaziados: alguns conseguem comportar o sangue até 12h, enquanto outros precisam ser esvaziados depois de 8h, no máximo.
Outro detalhe é que, em casos de um fluxo especialmente intenso, deve-se esvaziar o coletor mesmo antes do prazo máximo do fabricante. Fazer isso é uma forma de se prevenir de episódios de vazamentos.
5. O coletor não é adequado ao colo do seu útero
O colo do útero tem diferentes alturas e elas precisam estar adequadas ao tamanho do coletor. Isso porque, se não houver uma boa correspondência, o coletor não vai ficar no lugar correto e, sem dúvida, ocorrerá o vazamento.
Para a mulher que tem um colo do útero alto, o recomendado é que ela use um coletor maior. O contrário também vale: se for um colo do útero mais curto, a recomendação é que o coletor seja menor.
Muitas mulheres não sabem como medir o seu colo do útero e, se não conseguirem, é possível pedir uma ajuda ao ginecologista.
6. Seu coletor precisa ser substituído
Assim como acontece com todos os produtos, o Coletor Menstrual também tem uma vida útil, o que significa que, depois de certo tempo, ele deixa de ser eficiente.
É quando ele já não “segura” o fluxo da forma adequada, já que não consegue mais criar o vácuo necessário. Além disso, o próprio silicone com o qual o Coletor Menstrual é feito começa a ser desgastado.
Normalmente, o coletor tem uma vida útil máxima de 10 anos. Entretanto, dependendo de qual seja o modelo e a marca, ele pode precisar ser substituído após 5 anos.
Assim, se o seu Coletor Menstrual já tem 5 anos e começou a vazar com frequência, mesmo quando o vácuo é formado corretamente e ele é de um modelo adequado ao seu fluxo, é importante trocá-lo.
7. O coletor não é de boa qualidade
Nem todos acham que a qualidade do coletor é determinante para o seu funcionamento, mas essa é uma verdade.
Mais uma vez, como acontece com vários produtos, existem aqueles que têm uma qualidade maior e aqueles que não são de tanta qualidade assim. Estes, geralmente, são os que vazam.
O fabricante precisa criar os coletores menstruais usando material de boa procedência, que estabeleça mesmo o vácuo depois de ser inserido.
Outra questão é que esse material precisa ser durável e especial para o uso interno. Caso contrário, a mulher pode ter até mesmo algum processo alérgico por estar com ele dentro dela.
Para garantir que o Coletor Menstrual seja de boa procedência, é indispensável que se atente à marca: ela já é conhecida na produção desse produto? O que as pessoas falam sobre os coletores dessa marca?
8. O coletor está na posição errada
Por fim, uma das causas dos vazamentos de coletores menstruais é o fato de ele não estar posicionado da forma adequada dentro do canal vaginal.
Isso ocorre bastante com as mulheres que não têm experiência no uso do coletor e que até ficam com medo de “empurrar” demais para dentro.
Entretanto, se ele não estiver no local exato, ele não terá espaço para se abrir e para coletar o sangue que sai do útero. Como vimos anteriormente, se ele ficar “amassado” ou parcialmente fechado, sua capacidade é comprometida.
Desse modo, é interessante que a mulher tente mudar a posição do seu coletor e faça um teste. Caso haja dificuldade para que ele fique posicionado, sempre vale a pena pedir a orientação do ginecologista.
Cabe salientar que o coletor não vai ficar “perdido” dentro da mulher, até porque ele tem uma haste que ajuda na sua localização na hora de retirá-lo.
Para aquelas que já usaram um absorvente interno, o “funcionamento” do coletor é um pouco mais familiar.
Posso usar o coletor à noite?
Não existe qualquer contraindicação para usar o Coletor Menstrual enquanto se está dormindo e algumas mulheres têm essa dúvida pelo fato de estarem na horizontal.
Será que nessa posição o coletor continua conseguindo aparar o fluxo? Teoricamente, quando ele é de boa qualidade, está na posição correta, no tamanho correto e bem-colocado, não acontecem vazamentos.
Contudo, existem algumas mulheres que relatam que ocorrem pequenos vazamentos quando o seu fluxo é muito forte. Isso pode acontecer pelo fato de que, enquanto estão dormindo, elas não fazem o esvaziamento do coletor no tempo ideal.
E precisa tirar para fazer xixi?
Outro questionamento comum de quem começa a usar o coletor, além de como evitar vazamentos, é se ele impede o xixi de passar.
Não é preciso ter essa preocupação porque o coletor não atrapalha a mulher na hora de urinar. Inclusive, cabe lembrar que há coletores que podem ser usados por até 12h e é esperado que a mulher urine várias vezes nesse período.
Afinal, usar Coletor Menstrual vale a pena?
Algumas mulheres, quando começam a usar o Coletor Menstrual e passam por alguns vazamentos, acabam questionando se usar esse acessório é mesmo a melhor saída.
Isso porque a ideia do coletor é que elas não precisem se preocupar com acidentes, como roupas manchadas, algo que acontece bastante com os absorventes externos.
No entanto, quando os vazamentos acontecem, é claro que elas passam a ter esses acidentes e acabam “desanimando” de usar o coletor. Será que vale a pena fazer uma nova tentativa?
Para aquelas que usam o coletor há mais tempo, a resposta é: com certeza! De fato, é bastante comum que as mulheres tenham um pouco de dificuldade quando começam a usar o coletor.
Pode demorar alguns ciclos para que elas entendam de vez como colocar o coletor da melhor maneira, de quanto em quanto tempo esvaziá-lo e coisas semelhantes, o que é normal e se resolve em pouco tempo.
Gostou do artigo? Então, compartilhe com mais mulheres que usam o coletor ou que estão planejando começar a usá-lo!
Formada em Letras, redatora, professora e apaixonada por escrita e por tudo o que uma boa comunicação pode proporcionar ao mundo.