Sabonete de glicerina para região íntima

Diversas mulheres sofrem bastante com os problemas relacionados à parte íntima, inclusive com a famosa candidíase. Normalmente, uma forma muito usada de evitar isso é o sabonete íntimo, mas a verdade é que ainda existem diferentes dúvidas sobre esse tipo de sabonete.

Será que ele é mesmo seguro para as partes íntimas da mulher? Será que ele ajuda mesmo a aumentar a saúde dessa região e dar mais conforto? E o sabonete de glicerina: pode ser considerado um sabonete íntimo?

Se você quer mais informações sobre isso, confira já tudo o que trazemos aqui, neste artigo!

Quais são os principais incômodos na região íntima?

De forma geral, o que os ginecologistas mais ouvem nas consultas é a reclamação por causa de coceira na área íntima. Essa coceira, em alguns casos, nem mesmo deixa que as mulheres durmam bem e inviabilizam a vida sexual.

Muitas vezes, essa coceira está associada à candidíase, que é um problema ginecológico que surge pela presença de um fungo chamado cândida.

Além da coceira intensa, esse tipo de doença ginecológica causa um corrimento branco bastante grosso e que pode deixar a calcinha amarelada.

Outra doença que pode acometer a área íntima feminina é a vaginose bacteriana, que tem como principal característica o cheiro desagradável que se instala na vagina.

A vaginose bacteriana vem de uma mudança no pH dessa região, que acaba dando às bactérias mais condições de se multiplicarem. Vale salientar que essa infecção também pode ser contraída por meio da atividade sexual.

Mais um fungo que pode acometer a área genital das mulheres é o Trichomonas, que causa uma doença chamada tricomoníase.

Os seus sintomas são bastante intensos, podendo incluir dor quando se faz sexo e até mesmo certo inchaço na área vaginal. Uma das coisas que assustam à mulher com a tricomoníase é que ela faz com que surjam corrimentos esverdeados.

pH regulado ajuda a impedir que essas doenças se desenvolvam

É bastante comum que as mulheres, por diferentes razões, tenham o pH da região íntima alterado, o que faz com que os fungos e as bactérias se desenvolvam. Como consequência, aparecem as doenças acima.

De acordo com os ginecologistas, o pH máximo que essa área deve ter é de 4,5; já o índice mínimo é de 3,8. Quando ocorre um desequilíbrio, a área íntima acaba ficando desprotegida.

Há várias coisas que podem fazer com que o pH íntimo da mulher seja alterado, como problemas de saúde, alimentação inadequada e uso de produtos contraindicados para essa área do corpo.

É por causa disso que sempre se deve usar sabonetes íntimos, já que eles são perfeitos para que o pH seja mantido dentro dos parâmetros saudáveis.

Entenda os benefícios do sabonete íntimo

Para quem deseja saber mais sobre as vantagens de se usar o sabonete íntimo, aqui estão algumas:

1. Equilibra o pH

Os sabonetes desse tipo são criados de forma especial para que a região íntima das mulheres fique mais saudável, com o pH no intervalo adequado.

O resultado disso é que os fungos e as bactérias não encontram condições para se desenvolver e, desse modo, as doenças íntimas acabam sendo evitadas.

2. Reduz coceiras

O sabonete íntimo é ótimo para reduzir eventuais alergias que podem ocorrer nessa área. Inclusive, usando esse tipo de sabonete até mesmo se pode evitar que os processos alérgicos se instalem.

3. Higieniza de verdade

Há quem tenha dúvidas com relação ao poder de limpeza do sabonete íntimo: ele realmente limpa tanto quanto os sabonetes comuns?

Na realidade, o sabonete íntimo tem enorme poder de limpeza e deixa a área genital da mulher livre de resíduos de urina, de corrimentos e de suor.

4. Perfuma a área íntima com segurança

Quem nunca ouviu falar dos perfumes íntimos que podem ser comprados em sex shop? Pois, na grande maioria dos casos, eles são bem perigosos para o pH da área íntima feminina.

Por outro lado, o sabonete íntimo consegue perfumar sem que o pH seja modificado e, dessa forma, é bem mais seguro!

E o sabonete de glicerina? Pode ser usado como sabonete íntimo?

O sabonete de glicerina é amplamente indicado quando as pessoas têm a pele sensível e precisam de algo que não a agrida.

Contudo, será que essa é uma substância que pode ser usada na área genital da mulher? Será que causa algum tipo de efeito negativo?

De fato, o sabonete de glicerina costuma ser indicado por ginecologistas para cuidar da área genital, especialmente quando a mulher apresenta candidíase, inclusive a de repetição.

Para quem não sabe o que é esse tipo de candidíase, trata-se da infecção recorrente com a cândida. Mulheres que têm vários episódios de candidíase em um período de 12 meses apresentam candidíase de repetição e podem usar o sabonete de glicerina.

No entanto, mesmo quem não tem esse problema pode optar por esse sabonete como uma forma de higienizar as áreas íntimas com segurança, lembrando que ele não modifica o pH.

Cuidado com os glicerinados coloridos!

Normalmente, o sabonete de glicerina é transparente ou tem uma cor esbranquiçada. Porém, existem alguns sabonetes glicerinados coloridos e esses podem ser perigosos para a área íntima feminina.

O motivo é que essa coloração vem de um corante e, este sim, pode gerar algum tipo de alergia na mulher, devendo ser evitado.

Quando se decide usar o sabonete de glicerina nas áreas íntimas, é primordial que ele seja o transparente ou que tenha coloração branca.

Como usar o sabonete de glicerina

É indicado que se aplique um pouco do sabonete de glicerina nas áreas íntimas sempre que se toma banho ou quando é preciso fazer alguma higienização extra.

Vale dizer sempre que não se deve colocar o sabonete na parte interna da vagina: isso pode causar uma reação alérgica porque essa região não precisa ser higienizada.

O ideal é que o sabonete de glicerina seja passado na vulva, ou seja, na parte externa, tomando cuidado para que todos os resquícios de corrimentos sejam retirados.

Não se deve esquecer de enxaguar muito bem essa área íntima: mesmo que seja um sabonete de glicerina, os restos não enxaguados podem causar alergias e até inflamações.

Como manter a área íntima da mulher saudável

Sem dúvida, quem deseja aprender mais sobre os sabonetes de glicerina tem a intenção de deixar sua área íntima mais saudável.

Entretanto, não basta usar o sabonete correto: existem outros cuidados que evitam diversos problemas íntimos. Confira:

1. Não usar calcinha para dormir

Se for possível, dormir sem ela fará com que a área íntima tenha muito mais ventilação, o que é indispensável para evitar que fungos e bactérias se desenvolvam.

Além disso, mulheres que estão com muita coceira nessa área podem ter um alívio quando dormem sem usar calcinha.

2. Não usar calça jeans constantemente

É lógico que a calça jeans é um dos itens de vestuário preferidos das mulheres por causa da sua praticidade e por ser confortável.

No entanto, usar calça jeans constantemente faz com que a área genital fique ainda mais úmida e mais quente. Como consequência, ocorre uma proliferação bem mais intensa de fungos e de bactérias.

Essa peça tem de ser evitada especialmente no período mais quente, como os meses de verão. Afinal, o ambiente mais quente, junto ao calor corporal e à calça, aumenta muito o risco de candidíase, por exemplo.

3. Colocar a calcinha para secar em lugar ventilado

Há muitas mulheres que deixam a sua calcinha secando no próprio box do banheiro e isso é bem perigoso para a saúde íntima.

Isso porque o banheiro é um ambiente fechado e quente, o que faz com que o próprio pano reúna vários fungos e bactérias. Portanto, o ideal é que a calcinha sempre fique secando em áreas ventiladas, como o varal.

4. Usar calcinha de algodão

As calcinhas de algodão são as mais indicadas para se manter a saúde íntima porque elas não afetam o pH e não causam alergias.

Por isso, a recomendação é que as calcinhas de renda e de outros tecidos não sejam usadas no cotidiano, mas apenas em situações especiais.

Cabe salientar que, caso a calcinha seja de outro tecido, mas tenha o seu fundo de algodão, ela estará liberada para o uso todos os dias.

5. Evitar protetor de calcinhas

O protetor de calcinhas é comum quando a mulher está com bastante corrimento, inclusive por causa da ovulação.

Entretanto, usar o protetor de calcinhas todos os dias é muito perigoso porque esse produto pode deixar o pH íntimo alterado. É por causa disso que se recomenda que o protetor seja usado somente em algumas situações especiais.

6. Não colocar amaciante na roupa íntima

O amaciante é um dos principais causadores de desequilíbrio de pH na área íntima. Não importa o quanto a mulher queira que a sua roupa íntima fique cheirosa, o ideal é que se use somente sabão neutro.

Conclusão

Gostou de saber mais sobre o sabonete de glicerina para a área íntima? Então, compartilhe este artigo com outras mulheres que precisam aprender sobre isso!

Deixe um comentário