É normal a menstruação atrasar?

O atraso na menstruação é sempre motivo de susto e preocupação no primeiro momento… Muitas coisas passam pela cabeça: o que há de errado com meu corpo? É normal a menstruação atrasar até quantos dias? Será que estou grávida?

Acontece que cada mulher é única e, logo, cada ciclo menstrual é diferente. Portanto, já pode ficar mais tranquila: nós vamos explicar todos os motivos possíveis para sua menstruação atrasar. Vem conferir!

O que é uma menstruação anormal?

Primeiro, para entender o que é uma menstruação anormal, é preciso entender o que é considerado um ciclo normal. Alguns parâmetros são usados, mas não se preocupe, pois a regra pode variar alguns dias!

Os ciclos devem ter entre 28 e 30 dias, com duração entre três e cinco dias e um fluxo de até 80ml¹. Ou seja, para ser anormal, a menstruação precisa:

  • Ter intervalo menor que 21 e maior que 35 dias;
  • Duração menor que dois ou maior que 8 dias;
  • Fluxo maior que 80ml¹.

Ou seja, se o seu ciclo menstrual tem atrasos que não passam destes limites – com intervalos em torno de 22 a 34 dias – não há, necessariamente, nada anormal ocorrendo. Alguns atrasos são normais, pois existem ciclos menstruais irregulares e depende de cada mulher, seu corpo e sua rotina.

Então, o que observar?

Se os atrasos são muito maiores que os considerados normais, ou se você passa meses consecutivos sem menstruar, por exemplo, é melhor investigar com seu médico. Existem alguns motivos que podem levar a esse tipo de reação do corpo, como:

Oligomenorreia

Esta é a menstruação com frequência anormal. Para identificar este caso, observa-se um intervalo de ciclo com mais de 35 dias². Pode ser sinal de que algo não está indo bem e, por isso, você deve procurar o seu médico!

Amenorreia

É a ausência da menstruação, que pode ocorrer por funções nutricionais, em atletas que praticam muito exercício físico ou até por distúrbios emocionais. A amenorreia é dividida em dois tipos. A primeira, chamada de primária, acontece quando a menarca é tardia (ausente aos 16 anos, com desenvolvimento puberal normal; ou ausente aos 14 anos, sem desenvolvimento puberal; ou ausente numa adolescente, dois anos após a maturação sexual completa.)³

Já a secundária, é identificada quando o ciclo não ocorre por três vezes consecutivas, ou ausência de menstruação seis meses após a estabilização das menstruações regulares; ou ausência de menstruação 18 meses após a menarca.³

Início da vida menstrual

Um dos atrasos mais normais é quando a jovem recém menstruou pela primeira vez. Durante os primeiros 12 a 18 meses, os ciclos são irregulares e é normal que ocorram com intervalos de três meses e fluxos de curta duração, por exemplo³.

Gravidez

A gravidez realmente é uma possibilidade quando a menstruação está atrasada, já que é um dos sintomas sugestivos, com náuseas, vômito, congestão mamária e outros sinais4. Mas, o ideal é marcar uma consulta com o ginecologista e fazer um teste.

Outros motivos

Situações de estresse ou mudanças muito drásticas na vida de mulheres sensíveis podem trazer irregularidade à menstruação. Além disso, doenças sistêmicas (como insuficiência renal ou doenças hepáticas), exercícios físicos intensos e subnutrição também causam disfunção menstrual³.

O que fazer?

Independente de qual for o caso, não é normal a menstruação atrasar mais do que o limite que mostramos no início do texto. Por isso, se você identificar sintomas parecidos com estes que trouxemos, procure o seu médico para entender o que está acontecendo no seu corpo!

Se você tiver dúvidas sobre outros assuntos relacionados a menstruação, confira os vários conteúdos que nós já postamos aqui no blog.


Referências:

  1. Melo, NR. Machado, RB. Fernandes, CE. Irregularidades menstruais – inter-relações com o psiquismo. Rev. Psiq. Clín. 2006. [fonte]
  2. Machado, LV. Sangramento Uterino Disfuncional. Arq Bras Endocrinol Metab. 2001. [fonte]
  3. Beznos, GW. Distúrbios menstruais. Revista Brasileira de Medicina. 1993. [fonte]
  4. Hercowitz, A. Gravidez na adolescência. Revista Brasileira de Medicina. 2002. [fonte]
  5. Mendes, GD; Mendes, FD; Domingues, CC; Oliveira, RA de; Silva, MA da; Chen, LS; et al. Comparative bioavailability of three ibuprofen formulations in healthy human volunteers. Int J Clin Pharmacol Ther. 2008

Deixe um comentário