Quem pode usar coletor menstrual?

O ciclo menstrual ainda parece ser um assunto tabu para grande parte das pessoas e, por esta razão, também há muita desinformação sobre os recursos utilizados durante este período. Dentre os principais, um questionamento corriqueiro é sobre quem pode usar coletor menstrual.

Ainda que o coletor, também chamado de copo menstrual, não seja uma novidade, pois a sua primeira aparição ocorreu em 1930, a maioria das mulheres possuem inúmeras dúvidas no que diz respeito ao seu uso.

Além disso, fatores como ignorância, insegurança e até mesmo preconceito podem interferir na experimentação do produto¹.

Neste artigo vamos falar sobre o coletor menstrual e quem pode usá-lo. Acompanhe!

Como funciona o coletor menstrual?

O coletor menstrual trata-se de um dispositivo reutilizável que pode ter a duração de até 10 anos, desde que seja utilizado seguindo as indicações de higienização².

É feito com material de silicone dobrável de forma a se ajustar perfeitamente ao corpo feminino após a sua inserção no canal vaginal. As suas dimensões e capacidade de armazenamento podem variar de acordo com a marca e o esvaziamento deve ocorrer respeitando o limite de 4 a 12 horas, considerando o fluxo menstrual de cada mulher¹.

Considerado ecologicamente adequado, ele funciona coletando o sangue menstrual diretamente no canal vaginal, ao invés de absorvê-lo, o que o diferencia consideravelmente de outros dispositivos e absorventes comuns².

No entanto, a sua originalidade possui técnicas corporais necessárias para uma melhor adaptação ao corpo durante o uso, ou seja, particularidades da própria anatomia, como a força pélvica, altura e a posição do colo de útero².

Por esta razão, há a dúvida comum sobre quem pode usar o coletor menstrual e a resposta para esta questão é bem simples: toda mulher pode usar o coletor menstrual. No entanto, deve seguir as recomendações para encontrar o tamanho ideal.

Como escolher o coletor menstrual ideal?

Antes de utilizar o coletor menstrual pela primeira vez, vale considerar ir a uma consulta com o ginecologista para tirar todas as dúvidas, ainda que no geral as contraindicações sejam mínimas. No entanto, é preciso saber algumas informações para que o produto atenda todas as suas necessidades.

Para adquirir o copo no tamanho certo, é recomendado considerar fatores como:

  • idade;
  • tamanho do colo do útero;
  • intensidade do fluxo;
  • se você já tem filhos.

A indicação é que o coletor menstrual seja usado de quatro a doze horas, dependendo da intensidade do fluxo menstrual, isso quer dizer que ele também pode ser utilizado durante o período noturno.

Todavia, ele não deve permanecer por mais de 12 horas dentro do canal vaginal e, caso fique cheio antes das horas indicadas, é fundamental esvaziá-lo para evitar vazamentos.

Mulheres com fluxo mais intenso podem usar o coletor menstrual?

A resposta para essa pergunta é sim! As mulheres com fluxo mais intenso também podem usar o coletor menstrual.

O copinho é excelente para as mulheres com fluxo mais intenso, embora seja necessário realizar a troca em um período menor que as 12 horas, o coletor é perfeito para que não haja a preocupação e os desconfortos causados pelos absorventes descartáveis e internos.

Além disso, como já foi mencionado, o copo pode ser usado durante a noite e sem correr o risco de sair do lugar, tornando o período de sono mais seguro e sem a apreensão com a limpeza.

E as mulheres virgens? Podem usar o coletor menstrual?

Essa é uma das dúvidas mais comuns sobre o uso do coletor menstrual e a resposta para essa pergunta também é sim! Mulheres virgens podem usar o copinho.

A origem dessa dúvida tem base no entendimento de grande parte das pessoas que, a mulher deixa de ser virgem a partir do momento em que o hímen é rompido. No entanto, o hímen é visto como “virgindade” pelo ponto de vista da sociedade e não pelo biológico, ou seja, ainda que o coletor rompa o hímen, isso não significa que a virgindade foi tirada.

Como qualquer outro produto de utilização intraviginal, os riscos de fissura ou rompimento do hímen existem e, dependendo da fragilidade do hímen da mulher, ele pode ser rompido tanto com o uso de absorventes como em práticas de esportes, por exemplo.

Portanto, usar ou não o coletor menstrual sendo virgem é uma decisão da mulher e não uma contra indicação. Entretanto, é recomendado que, nesses casos, a mulher opte pelo menor tamanho disponível no mercado para evitar desconfortos. ³

Existem contraindicações para o uso do coletor menstrual?

As contraindicações para o uso do coletor menstrual são mínimas e consistem em não usá-lo após o parto, independentemente de ter sido normal ou cesárea, e conversar com o ginecologista caso a mulher faça o uso do DIU.

Fora as situações citadas, o coletor pode ser utilizado por qualquer mulher, inclusive as virgens, como já foi explicado.

Quais são os benefícios do uso do coletor menstrual?

Agora que você tirou as suas dúvidas sobre quem pode usar o coletor menstrual, vamos falar um pouco sobre os benefícios do seu uso. Vamos lá?

  • Menor custo: o coletor menstrual é reutilizável e, por essa razão, não é necessário se preocupar com gastos em todos os ciclos menstruais. Além disso, se receber os devidos cuidados, o copo pode ter duração de até 10 anos;
  • Maior armazenamento de sangue: um coletor menstrual pode armazenar, em média, de 20 a 40 mililitros de sangue, diferentemente dos absorventes comuns que costumam aguentar um terço dessa quantidade;
  • Mais ecológicos: por serem reutilizáveis, duram mais tempo, reduzindo assim, a quantidade de lixo produzida.

O coletor menstrual é recomendado para todas!

O coletor menstrual oferece maior segurança e liberdade, além do conforto e do autoconhecimento.

É fundamental ter em mente que a menstruação não é um bicho de sete cabeças e sim, uma parte feminina que precisa ser tratada com respeito e mediante os cuidados necessários.

A menstruação é uma função natural do corpo e indica que tudo está bem na saúde reprodutiva.² Por isso, durante esse período, utilizar o coletor menstrual é ideal para se sentir mais à vontade e confiante.

Se você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário e não se esqueça de compartilhar o conteúdo com outras mulheres para que todas as dúvidas sobre esse assunto sejam sanadas. Até a próxima! 🙂

 


Referências

  1. WONS, Letícia. “Introduzindo o primeiro produto menstrual que não absorve nada”: “Coletores menstruais e transformações nas ordens prático-simbólicas da mesntruação.”. 2019 [fonte]
  2. MATIAS, Joana. “Processo de adoção do copo menstrual e riscos percecionados” 2021 [fonte]
  3. iSaúde Bahia “Você usaria coletor menstrual?”. [fonte]

Deixe um comentário